Circuito Tusp de Teatro
Está de volta o Circuito TUSP de Teatro!
São 3 peças com apresentação gratuita no Teatro do Campus, sempre às 20h. Ingressos distribuídos no local uma hora antes de cada peça.
O Teatro do Campus fica Rotatória Central, campus USP, Ribeirão Preto.
Quinta 13/10- O Amigo Fiel
João é um
jardineiro humilde e generoso, que acredita que a felicidade se encontra nas
coisas simples da vida: cuidar das plantas, olhar para o céu e as nuvens. Seu
melhor amigo de João é o dono do moinho, que vive confortavelmente em uma bela
casa, mas sempre pede favores a João, a quem considera seu amigo mais fiel Ele
nunca oferece a João nada além dos ensinamentos sobre o valor da verdadeira
amizade, e acredita que um homem cresce na dificuldade e, portanto, o e quem
enfrente um problema – por mais sério que seja – deve resolvê-lo com seus próprios meios. A partir do Texto de Oscar Wilde. (recomendação etária 06 anos)
O Sobrevento é
um grupo que se dedica à pesquisa da linguagem teatral, considerado
internacionalmente um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação.
Desenvolve, desde 1986, um trabalho contínuo que envolve a apresentação de
espetáculos, a realização e curadoria de festivais e eventos, além de
diferentes atividades de formação e difusão do Teatro de Bonecos.
Sexta 4/10- A Fabulosa Tenda dos Charlatães
A fabulosa tenda dos Charlatães chegou na cidade! Profissionais na arte de enganar, as personagens representadas com máscaras balinesas apresentam números clássicos de circo. Entre números de ilusionismo, contorcionismo, magia, homem mais forte do mundo, feras e atiradora de agulhas ainda há espaço para vendas do patrocinador oficial da Cia e muita trapalhada que garante a diversão para toda a família.(recomendação livre)
O Grupo Desembargadores do Furgão foi fundado em 2013 por egressos da UNICAMP e desde o início pesquisa a transposição de máscaras teatrais de diversas culturas para o contexto brasileiro e da ocupação de espaços alternativos. São guias da pesquisa do grupo a comicidade, a música e a fisicalidade.
Sábado 16/10- Brian ou Brenda?
O texto de Franz Kepler é baseado num caso real de 1965. A peça conta a história de Brian, que depois de uma operação malsucedida após seu nascimento tem seu pênis cauterizado. Seus pais são aconselhados por um psiquiatra a passar por uma redesignação sexual e ser educado como menina: Brenda. O resultado é uma menina que cresce infeliz pela imposição de corpo que não é seu e ao descobrir a verdade sai em busca da identidade real, que nunca deixou de ter (recomendação etária 18 anos)
Para contar essa
história e contribuir com a discussão, o elenco escolhido traz pessoas com
diferentes origens, condições físicas, etnias e identidades de gênero que
encenam, através de um potente jogo cênico o texto duplamente premiado: desenvolvido no edital
de dramaturgia ProAC em 2015 e que obteve
prêmio Cleyde Yáconis em 2018.
É teatro e a entrada é franca! Venham e divulguem pros amigos é a XVIII edição do Circuito TUSP de Teatro!
Serão três peças gratuitas, sempre às 20:00 no Teatro do Campus.
Desde 2008, o Circuito Tusp de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos. No primeiro semestre de 2019, o evento terá sua 18ª edição, trazendo até Bauru, Ribeirão preto e São Carlos espetáculos novamente selecionados por edital público, aberto a todo o Brasil, entre 200 inscritos. São eles:
Um menino e um encantamento. A infância simples entre Taubaté e São Paulo, dividida entre a casa dos pais e dos avós, na constante busca familiar por melhores condições de vida, está em cena. O menino tímido e sem graça do interior, que de caipira não teve nada, imortalizou nas telas e em nossas retinas o maior símbolo do caipira. Tornou-se o maior nome do cinema nacional e está vivo na memória coletiva dos que o conheceram e até mesmo dos que apenas ouviram falar. A Cia das Águas traz ao palco um pouco da vida e da obra deste com quem se identificou e por quem desde sempre se apaixonou. Num ir e vir catártico, o palco, a cena e a vida destes ‘jovens caipiras’ ibiraeenses liga- se à do jovem e eterno Mazzaroppi, pela pesquisa, pelo que aqui apresenta e pelo que pretende reverenciar. Uma trupe ambulante chega cantando a vida e a obra do eternizado artista popular Mazzaropi. Ao deparar-se com a história encontram a si mesmos. Este ir e vir entre a vida do artista e a realidade dos atores traz à cena um jogo poético, cantado, arrebatado e arrebatador que leva a conhecer o artista consagrado, mas principalmente ao artista adormecido em cada um de nós. Elenco: Antonio Bucca, Laisa Anselmi, Rian Gimenes/Tiago Pereira, Victor Castioni Dramaturgia: Antônio Bucca e Clara Roncati (a partir de pesquisa do grupo) | Direção: Fabiano Amigucci | Assistente de direção: Antônio Bucca | Direção Musical: José Maria Guirado | Composições inéditas: Antônio Bucca, Laissa Anselmi, grupo (letras), José Maria Guirado, Antônio Bucca (músicas) | Musica ao vivo: José Maria Guirado| Preparação vocal: Elaine Matsumori | Figurino: Any Cardoso | Cenografia e adereços : Leonardo Bauab | Cenotécnica e Marcenaria: Marcelo Barbarotti | Iluminação: Fabiano Amigucci | Técnica de Palco: Clara Roncati | Projeto Gráfico : Leonardo Bauab | Projeto Pedagógico: Clara Roncati
17º CIRCUITO TUSP DE TEATRO
Desde 2008, o Circuito TUSP de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos. No segundo semestre de 2017, o evento chega a sua 17ª edição, levando a Ribeirão Preto dois espetáculos, Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens e Ida, ambos do Coletivo Negro, grupo de pesquisa cênico-poético-racial que desde 2009 se debruça sobre a presença do negro no teatro brasileiro.
Ida é uma arquiteta que torna-se negra em meio a um processo de construção, em que precisa decidir se perpetua ou não o espaço de segregação social. Um espetáculo que fala de escolhas, desejos, mudanças, construção simbólica, imaginário construído, violência simbólica, empoderamento, necessidade de posicionamento e construção social. Espetáculo concebido em processo colaborativo. (14 anos | 60 min. | gratuito)
Local: Memorial da Classe Operária UGT | Rua José Bonifácio 59 – Centro, Ribeirão Preto (SP)
Atrizes-Criadoras Aysha Nascimento e Verônica Santos Musicistas Ana Goes e Fefê Camilo Musicistas em Cena Ana Goes e Gisahs Silva Dramaturgia Coletivo Negro Texto Renata Martins em processo colaborativo com Coletivo Negro Direção Geral Flávio Rodrigues Diretora Musical Dani Nega Coordenador Musical Fernando Alabê Preparação Musical Melvin Santhana Músicas Renata Martins, Dani Nega, Fernando Alabê e Melvin Santhana Músicas Instrumentais Ana Goes e Fefê Camilo Cenógrafa Nina Vieira Figurinista Débora Marçal Preparadora Corporal Érika Moura Iluminadora Danielle Meireles Vídeo Mapping Cibele Appes e Eduluz Assistente de Processo Maitê Freitas Produtora Executiva Ana Flávia Rodrigues Marketing Gláucia Moreira Fotos Wallace Andrade e André Murrer Coordenadora Aysha Nascimento Concepção e Realização Coletivo Negro – Aysha Nascimento, Flávio Rodriguês, Jefferson Matias, Jé Oliveira, Raphael Garcia e Thaís Dias
A obra busca uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada e, para isso, utiliza-se da construção poética da presença cênica. Paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, refletir e dialetizar a experiência de ser negro na urbanidade. A peça é também tributária ao legado dos Racionais MC’s. Ingressos distribuídos 1h antes do início da sessão (16 anos | 80 min. | gratuito)
Local: SESC Ribeirão Preto | Rua Tibiriça, 50, Centro – Ribeirão Preto (SP)
Idealização, Atuação, Direção Geral e DramaturgiaJé Oliveira Banda Cássio Martins (baixo), Dj Kl Jay – Racionais MC’s (DJ convidado), Dj Tano – Záfrica Brasil (DJ residente), Fernando Alabê (percussão e bateria), Mauá Martins (pianos e MPC), Melvin Santhana (guitarras, violão e voz) Direção Musical Fernando Alabê e Jé Oliveira Arranjos e Paisagens SonorasFernando Alabê, Jé Oliveira, Mauá Martins e Melvin Santhana Cenografia e Objetos Júlio Dojcsar – casadalapa Figurino Éder Lopes Light Design Camilo Bonfanti Assistente Danielle Meireles Seleção deCitações dos Racionais MC’s para Scratch Jé Oliveira Voz “Antiga” em off Dona Gilda Arte GráficaMurilo Thaveira – casadalapa Fotos André Murrer Assessoria de Imprensa Elcio Silva Produção GeralJé Oliveira Produção Executiva Ana Flávia Rodrigues e Coletivo Negro
XVI Circuito TUSP de Teatro
de 21 a 23 de Junho de 2017
XIII Circuito TUSP de Teatro
Nos dias 14, 15, 17 e 18 de outubro de 2015, o Teatro da Universidade De São Paulo apresenta em Ribeirão Preto mais uma edição do Circuito TUSP de Teatro, que mescla apresentações convencionais com exibições em espaços alternativos, buscando a proximidade e a interação com o público.
O Circuito TUSP de Teatro é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, em parceria com outros espaços públicos do interior do estado. Nesta 13ª edição o evento será realizado nas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.
O evento trará três espetáculos convidados – Aporia23⁰S 46⁰O, da Formação 16 da Escola Livre de Teatro, Cartas Libanesas, solo de Eduardo Mossri, e O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer, da Cia de Teatro Acidental.
Além das apresentações, serão realizados dois workshops. O primeiro, Ensaios Ignorantes: Nada,é um projeto que mescla teatro, literatura e filosofia da educação, propondo uma experiência cênica singular, tendo sempre um livro como objeto em comum operado pelo público e pelo grupo de ensaístas. A ação é conduzida por Juliana Jardim e propõe aproximações diferenciadas do ato de ler e escutar. Já o workshop Como se Fabrica uma mulher, coordenado por Nina Caetano, ocorrerá somente na cidade de São Carlos. A atividade de caráter performático será realizada com mulheres, culminando em intervenções em espaço público, tendo por disparador estético o modelo de feminino presente na sociedade contemporânea. O processo de criação e as intervenções realizadas serão filmadas e apresentadas durante a II Bienal Internacional de Teatro, que acontecerá no final deste ano, na capital.
Em seu formato atual, a intenção do Circuito TUSP de Teatro é criar um espaço de contato com uma produção teatral de qualidade para propiciar um local de encontro artístico e gerar debates que possam fomentar a formação teatral.
Na XIII edição do Circuito TUSP de Teatro, os trabalhos transitam entre as diversas formas do discurso: desde o monólogo apoiado nas reminiscências da memória, passando pela palavra não compreensível na qual a conexão com a plateia prescinde da significação imediata da fala, até o espetáculo-conferência, criado a partir de obra teatral que aborda a espetacularidade e os meios de comunicação.
A distribuição de ingressos para os espetáculos será realizada com uma hora de antecedência.
Aporia23⁰S 46⁰O, da Formação 16 da Escola Livre de Teatro
O espetáculo trata de figuras
que habitam um teatro em reforma e que desenvolveram rituais próprios de
trabalho, de diversão e de burocracia. Em meio a esta organização absurda, eles
recebem a visita do encarregado de vistoria da reforma. É através de seu olhar
que o espectador é convidado a conhecer o modo peculiar como vivem as figuras
nesse teatro em ruínas.
Ficha Técnica:Direção geral Vinicius Torres Machado Direção cênica Thiago Antunes e Vinicius Torres MachadoDireção musical Gregory Slivar DramaturgiaMarina Tranjan, Thiago Antunes e Vinicius Torres Machado Direção de arte e cenografia Eliseu WeideAssistência de direção Pedro Stempniewski ElencoAdriano Milan, Ailton Barros, André Cantuário, Andressa Ferreira, Antonio Salles, Ayiosha Avellar, Filipe Santos, Giuliana Lavorato, Julio Lorosh, Kako Arancibia, Karen Lenz, Laís Loesch, Linn Santos, Michael Souza, Renata Santos, Thiago Felix, Vinícius Vilas Boas e Wesley Salatiel Assistência de produção Vanessa Lemes Concepção de iluminação e operação de luz e som Gilda Genofre, John Halles e Leonardo CarvalhoExperimentação vocal Natália Nery Assistência de direção de arte João Pedro Uvo e Thiago Audrá Vesecky Cenotecnia Flavia R. de Oliveira, Jessica Rodrigues, Leon Henrico Geraldi, Mantú Novaes FotoNubia Abe
Duração: 90min | Classificação: 12
anos
Data: 17.10
Horário: 20h
Local:Espaço Cultural Ribeirão em Cena | Rua Lafaiete, 1084 – Ribeirão Preto.
Cartas Libanesas- solo de Eduardo Mossri
Um jovem libanês vem para o Brasil fazer fortuna para logo voltar ao Líbano, onde deixou sua esposa grávida. Após anos de sofrimento e trabalho, descobre apaixonado pela nova terra e decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país. “Cartas Libanesas” é a historia de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias historias para refletir sobre a imigração. É uma ode de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram nossa identidade cultural.
Ficha Técnica:Texto José Eduardo Vendramini Direção e Iluminação Marcelo Lazzaratto Ator Eduardo Mossri Cenário Renato Bolleli Trilha SonoraGregory Slivar Figurinos Fause Haten Assistente de Direção Wallyson Motta Preparação vocal Rodrigo Mercadante Produção Eduardo Mossri Foto Felipe Stucchi
Duração 75 minutos Classificação 12 anos
Data:
15.10
Horário: 20h
Local: UGT- Memorial
da Classe Operária | Endereço: Rua José Bonifácio, 59 – Centro.
Ribeirão Preto
O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer, da Cia de Teatro Acidental.
Escrita a partir da obra O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, a peça procura colocar em cena – de maneira crua e sem uso de metáforas – as convulsões de uma sociedade movida pelo ódio, cultivado em nome da liberdade de expressão.
Ficha Técnica:A partir da obra O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues Direção Carlos Canhameiro Elenco Artur Kon, Cauê Gouveia, Chico Lima, Eduardo Bordinhon, Mariana Dias, Mariana Otero, Tati Mayumi Pensamento Corporal Andreia Yonashiro Iluminação Daniel Gonzalez Cenário Mauro Martorelli Texto Cia de Teatro Acidental e Carlos Canhameiro Projeto Gráfico Artur Kon Produção Mariana Dias Foto Cacá Bernardes
Duração: 40
minutos. Classificação: 14
anos.
Data: 14.10
Horário: 20h
Local: Auditório da Faculdade de Direito – campus USP | Endereço:
Avenida Bandeirantes, 3900 – Monte Alegre – Ribeirão Preto.
Workshop
Ensaios Ignorantes: Nada Nós três teatro e palavra
Leitura e ensaio cênico com o
livro Nada, de Janne Teller, que conta a história de um aluno
que deixa a sala de aula e vai morar em cima de uma ameixeira, após descobrir
que a vida não tem sentido. A fim de fazê-lo descer da árvore, seus amigos de
classe compõe uma pilha de significado com os objetos que dão sentido às suas
existências. Durante três horas, ensaístas e público ficam, juntos e separados,
em torno desse livro, e realizam ações cênicas, ensaios e leituras. Quem quer
ler, lê. Quem quer ver, vê. Quem quer sair, sai. Quem não sabe ler também pode
ir, pois tudo é lido em voz alta. Os Ensaios ignorantes existem desde 2011 e têm como eixo o
livro O Mestre Ignorante: Cinco Lições sobre a Emancipação Intelectual,
de Jacques Rancière, junto com escritos de Joseph Jacotot, autor do método
biografado nesse livro.
Ficha Técnica:Ensaístas Ignorantes Caio Paduan, Juliana Jardim, Luiz Pimentel, Miguel Prata, Tieza Tissi Ensaístas Convidados Marina Tenório, Sérgio Rizzo (audiovisual), Vinicius Garcia (dramaturgia)Escritura Cênica ensaístas e público ProduçãoExecutiva Marilena Pimentel Direção e Idealização Juliana Jardim Realização Nós três teatro e palavra Parceiros Editora Record e Giuliano Tierno.
Classificação 13 anos
Data: 18.10
Horário: 14h
Local: Seção de atividades Culturais | Rua
Pedreira de Freitas, casa 4 – Ribeirão Preto.
XII Circuito TUSP de Teatro - de 26 a 31 de maio!
VEM AÍ: XI CIRCUITO TUSP DE TEATRO - DIAS 29,
30 E 31 DE MAIO EM RIBEIRÃO!
De 21 de maio a 01 de junho de 2014, o Teatro da Universidade de São Paulo dá continuidade ao Circuito TUSP de Teatro, que mescla apresentações convencionais com exibições em espaços alternativos, buscando a proximidade e a interação com o público.
O Circuito TUSP de Teatro é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, em parceria com outros espaços públicos no interior do estado. Nesta 11ª edição o evento será realizado nas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos.
O evento acontecerá pela 4ª vez num formato concentrado, com quatro espetáculos convidados – “Outro Lado” e “Get Out”, do Quatroloscinco – teatro do comum, “BadenBaden”, do Coletivo Baal e “Arqueologias do Presente – A Batalha da Maria Antônia”, do Coletivo OPOVOEMPÉ (em versão adaptada). Todos os grupos participaram da I Bienal Internacional de Teatro da USP – Realidades incendiárias, realizada em 2013 na capital paulista.
Além das apresentações o Circuito também realizará o workshop: Criação de Composições, do grupo OPOVOEMPÉ.
Com o seu formato atual, a intenção do Circuito TUSP de Teatro é criar um espaço de contato com uma produção teatral de qualidade para propiciar um local de encontro artístico e gerar debates que possam fomentar a formação teatral.
Dia 30/05 às 21:00 - Outro Lado
Quatroloscinco – teatro do comum
Dia 31/05 às 21:00 - Arqueologias do Presente – A Batalha da Maria Antonia
Grupo OPOVOEMPÉ
Na UGT - Memorial da Classe Operária | Rua José Bonifácio, 59 – Centro – Ribeirão Preto.
Conduzido por Cristiane Zuan Esteves, assistência Pedro Semeghini, do grupo OPOVOEMPÉ
O workshop aborda o método de criação de composições, a partir de exercícios utilizados no processo de criação de “Arqueologias do Presente”. Os participantes deverão criar pequenas composições com os temas levantados.
inscrições pelo email tuspribeirao@gmail.com, com nome completo e pequena carta de interesse:
mais sobre o grupo: www.opovoempe.org
o Workshop será no sábado dia 31/05 , das 14:00 as 17:00 na UGT - Memorial da Classe Operária | Rua José Bonifácio, 59 – Centro – Ribeirão Preto.
X CIRCUITO TUSP DE TEATRO
Entre os meses de setembro e outubro de 2013, o Teatro da Universidade de São Paulo dá continuidade ao programa Circuito TUSP de Teatro, que mescla apresentações convencionais com exibições em espaços alternativos, buscando a proximidade e a interação com o público.
O Circuito TUSP de Teatro é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, em parceria com outros espaços públicos no interior do estado. Nesta décima edição, o evento será realizado nas cidades de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos, com apresentações gratuitas.
A Cia. Teatro Balagan foi convidada pelo TUSP e abrirá as apresentações com a peça Recusa. As peças Marat/Sade, da Cia Chicote de Teatro, Mundico – Sonata Muda, da Cia Entre Tramas e Hotel Trombose, da Cia do Mofo foram selecionadas por edital público e completam apresentações.
As apresentações serão realizadas no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, na Av Bandeirantes 3.900 – Monte Alegre, com todas as atividades com entrada franca.
Recusa - Cia Teatro Balagan
| 24/10 | 20h | Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto | Campus USP |
Recusa é narrado, cantado, por dois olhares e seus múltiplos: dois índios Piripkura; dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré, criadores dos seres; um padre engolido por uma onça que resolveu morar dentro de um lugar inesperado; um fazendeiro que matou um índio, e o mesmo índio que o matou; uma cantora que se perde na mata; Macunaíma e seu irmão, heróis dos Taurepang; e outros tantos.
Criada em 1999, a Cia estreou o primeiro espetáculo, Sacromaquia, em 2000. E, desde então, outras quarto obras foram criadas: A Besta na Lua (2003-2004), Tauromaquia (2004-2006), Západ – A Tragédia do Poder (2006-2007) e Prometheus – a tragédia do fogo (2010-2013).
Em 2007 e 2008, realizou o projeto Do Inumano ao mais-Humano que integrava duas ações de formação: uma voltada para os artistas da Cia e outra, a Formação do Olhar para o Teatro, voltada para o espectador. Dois dos temas pesquisados ali, inumano-Trágico e inumano-Animal geraram dois espetáculos: Prometheus – a tragédia do fogo e Recusa, respectivamente.
Duração 8o min. | Classificação 12 anos
Hotel Trombose - Cia do Mofo
| 25/10 | 20h | Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto | Campus USP |
Sinopse
personagens de Hotel Trombose nos mostram que não sabemos reagir à violência cotidiana, apesar de estarmos cercados de brutalidade.
Um pedófilo que se passa por super-herói para atrair suas vítimas, dois irmãos que assistem a mãe se afogar na banheira enquanto comem doces de festa, a mãe de uma menina que nasceu com dois corações e se transforma em atração internacional e uma prostituta que se considera atriz de inigualável talento são algumas personagens do espetáculo. Hotel Trombose é o medo que a gente vive tentando esconder, mas que, devagarzinho, escorre pra fora da gente.
Cia do Mofo
Iniciou em 2008 sua pesquisa teórica-prática focada na compreensão do homem brasileiro, transitando por autores e dramaturgos desde os comediógrafos da Comédia de costumes, passando por Oswald de Andrade, Jorge Andrade, Qorpo Santo, Luís Alberto de Abreu, Zuenir Ventura, Marcelino Freire, Nuno Ramos, dentre outros, até chegar a Felipe Valério.
Atualmente o grupo possui apresentações confirmadas da peça Hotel Trombose nos Festivais de Teatro de Curitiba (Fringe) e Águas de Março, na cidade de Franca e inicia o processo de estudos e montagem de seu novo trabalho “MAMUTE”, texto da jovem dramaturga Dione Carlos.
Duração – 50 minutos | Classificação – 14 anos
Mundico: Sonata Muda - Cia Entre Tramas
| 26/10 | 20h | Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto | Campus USP |
E depois? Depois… descansar… recomeçar…
Um espetáculo essencialmente de imagens e sensações: Raimundo, um velho palhaço, tem por refúgio um depósito abandonado, onde cria seu pequeno mundo para ali fugir da realidade e reviver suas memórias.
O espetáculo utiliza-se de uma técnica ainda pouco pesquisada no Brasil, a da MÁSCARA INTEIRA EXPRESSIVA, que a partir do exagero da figura humana, destaca os aspectos cômicos e psicológicos do personagem.
Utiliza também recursos do teatro de animação, que transforma e dá vida a objetos antes inertes, e a riqueza delicada do teatro de sombras.
Cia Entre Tramas
Mundico – Sonata Muda é o primeiro projeto da companhia e foi agraciado com o edital proac 01 Concurso de apoio a projetos de Produção de Espetáculo Inédito de Teatro no Estado de São Paulo” no ano de 2011, viabilizando assim sua produção e circulação por cidades do interior paulista em 2012.
Duração – 70 minutos | Classificação – livre
Marat/Sade - Cia Chicote de Teatro
| 27/10 | 20h | Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto |Campus USP |
Ambientada numa instituição psiquiátrica que vê na atividade teatral uma possibilidade terapêutica de tratamento de doenças mentais, Marat/Sade, de Peter Weiss, permite a fragmentação da ação linear e a convivência de planos diversos de representação, diluindo os limites.
Cia Chicote de Teatro
Duração 90 minutos | Classificação 16 anos
Desde 2008, o Circuito oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitário e o público externo. Nesta nona edição o evento será realizado nas cidades de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos com apresentações gratuitas.
O IX Circuito Tusp de Teatro contará com três espetáculos convidados – Odisseia, Mateus, 10 e Paraíso em Pedaços, que serão apresentados em todos os campi onde o TUSP atua, sequencialmente, entre os meses de abril e junho. Com esse formato, a intenção é criar um espaço intenso de contato com uma produção teatral de qualidade, propiciando um lugar de encontro e fervor artístico, gerando debates e evidenciando a formação teatral.
Haverá também a oficina Composição Teatral: O corpo em cena, ministrada pelo Grupo 59 de Teatro.
PROGRAMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS E OFICINA
06/06 (quinta-feira) - 20:00
ODISSEIA - Grupo Estudio da Cena
SINOPSE:
Uma versão contemporânea da famosa saga de Odisseu, herói que venceu a guerra de Tróia, enfatizando sua perplexidade ao voltar para Ítaca, sua terra natal.
Estúdio da Cena
O Estúdio da Cena foi criado para aprofundar, fora do ambiente acadêmico, o vasto trabalho de pesquisa artística desenvolvido pela Escola Superior de Artes Célia Helena – ESCH. Em sua primeira montagem associa-se a artistas que fazem parte de seu corpo docente, atores em formação ou recém-formados pela escola, com produção da L. C. Produções Artísticas, capitaneada pela atriz e diretora da ESCH, Lígia Cortez. A ficha técnica de Odisseia conta ainda com outros importantes nomes do teatro brasileiro, também professores da ESCH, como Ulisses Cohn (cenógrafo) e Atilio Beline Vaz (figurinista). A produção conta com patrocínio do Correios, copatrocínio do Grupo Marquise e apoio da lei de incentivo fiscal federal – Rouanet.
Ficha Técnica
Concepção e Direção Marco Antonio RodriguesDramaturgia Samir Yazbek e Estúdio da CenaElenco Camila Caparroz, Fernanda Aloi, Gabriel Muglia, Miguel Mendes, Natália Kronig, Pedro Carrasco, Pedro Lopes, Rafael Faustino, Renata Asato e Sarah Campos Cenografia Ulisses Cohn e Fernanda Aloi Figurinos Atilio Beline Vaz Iluminação Aline Santini Direção Musical Rafael Faustino Vídeos e Produção Gráfica Fernanda Aloi Preparação Corporal Luaa Gabanini Direção de Cena e Direção Técnica Leandro Rodrigues FotografiaJoão Caldas Adereços Bira Nogueira e Natália KronigMáscaras Natália Kronig Direção de ProduçãoBeatriz Cruz Assistência de Produção Leandro Rodrigues Assistência de Direção Pedro LopesAssistência de Figurinos Leide de CastroAssistência de Vídeo e Produção Gráfica Eugenia Cecchini Cenotecnia Luis Carlos Rossi Confecção de Figurinos Euda Alves de Souza e Atelier Hilda e Silvério Colaboração Técnica Carlos FranciscoRelações Públicas Nani de Oliveira Suporte de Produção e Administração Leo Pelliciari e Lilian Sarkis Estágio de Produção Fernando Ghirardelli e Mariana Marteleto
Duração 120 minutos | Classificação 16 anos
07/06 (sexta-feira) - 20:00
MATEUS,10 - Grupo Tablado de Arruar
SINOPSE:
Otávio é um pastor em ascensão que entra em crise com sua atividade, quando se apega de forma quase obsessiva a uma passagem da Bíblia em que Jesus renega sua família, mãe e irmãos, em função dos seus seguidores e discípulos. A partir de então, Otávio passa a desenvolver e a pregar uma nova doutrina. O desejo obsessivo de negar o conhecido em função do novo, a qualquer custo, o leva à beira da loucura. Para instaurar uma nova ordem ele precisa de um fato que mude os rumos da sua vida e é a partir dessa atitude que a trama se desenrola.
Tablado de Arruar
O Tablado de Arruar surgiu em 2001 e, inicialmente, tinha o objetivo de trabalhar com teatro de rua para se aproximar do tema que mais interessava aos integrantes: a metrópole e suas contradições. Durante seis anos de trabalho intenso o grupo criou três espetáculos e apresentou-se em diversos espaços e cidades, mas, sobretudo, no centro de São Paulo.
Decorrente dessas pesquisas surgiu a necessidade de se dirigir para a sala, no intuito de esmiuçar assuntos que a rua não permitia tratar, pelas suas características próprias, e principalmente para colocar o próprio fazer artístico em questão, num caminho mais autocrítico.
Foi contemplado quatro vezes pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, além de ter sido apoiado pelos principais prêmios nacionais, tais como o FUNARTE Myriam Muniz, a Caravana Petrobrás-FUNARTE, o Proac, entre outros.
Ficha Técnica
Texto Alexandre Dal Farra Direção Alexandre Dal Farra e João Otávio Direção de Arte Clayton Mariano e Eduardo Climachauska Elenco Alexandra Tavares, Alexandre Quintas, Amanda Lyra, Clayton Mariano, Gabriela Elias, Lígia Oliveira e Vitor VieiraFigurino Melina Schleder Iluminação Davi de Brito e Vânia Jaconis Foto de Cena Cris Lyra Arte GráficaVitor Vieira Realização e Produção Tablado de Arruar
Espetáculo em espaço não convencional - Lotação máxima: 50 pessoas
Duração 60 minutos | Classificação 16 anos
08/06 (sábado) - 20:00
PARAÍSO EM PEDAÇOS- Coletivo C.E.P.
O +C.E.P+ foi criado na intenção de investigar os limites e convergências entre arquitetura, design, música, dança, teatro físico e visual.
Com uma plataforma que une artistas de diferentes segmentos investiga formas inovadoras de apresentar a linguagem da performance, promovendo cooperações nacionais e internacionais para a criação de cada novo espetáculo. Atualmente conta com a colaboração de artistas dos seguintes países: Brasil, Suíça, Israel, Finlândia, Austrália e Argentina.
Ficha Técnica
Direção Idit Herman (Israel) Performance Marcos Becker e Marilia Ennes (Brasil) Provocadores Cênicos Adelvane Neia, Cesar Almeida e Mauro Braga (Brasil) Light Design, Direção de Arte e de PalcoAbel Saavedra (Argentina) Cenografia e FigurinosAbel Saavedra, Adelvane Neia, Idit Herman, Juliana Pfeifer, Marcos Becker, Marilia Ennes e Zell AssessoriaFotos Débora Branco Cenotécnica Dmytri Tyulpanov (Russia) Indumentária Sanny RigorTrilha Sonora Mauro Braga e Vinicius SampaioPreparação vocal Saraswati Dassi Contra-Regragem e Manipulação Daniel Salvi ProduçãoParaladosanjoS e CEP
Duração 1h20 minutos | Classificação 12 anos
Oficina Composição Teatral: O corpo em cena - com Grupo 59 de Teatro
Esta oficina tem como objetivo compartilhar procedimentos de composição teatral a partir da expressão corporal, do estudo do movimento, da dança e do teatro físico. Serão abordados aspectos como aquecimento, alongamento, dilatação corporal, partituras físicas, dinâmicas rítmicas e espaciais e construção de pequenas narrativas sem o uso de palavras.
Público alvo: interessados em teatro a partir de 18 anos.
Vagas: 20
Sobre o grupo: O Grupo 59 de Teatro é formado por 14 atores formados pela Escola de Arte Dramática – EAD/USP – e tem como foco de trabalho a criação coletiva, o aperfeiçoamento técnico do ator e a musicalidade na cena. Atualmente mantêm em repertório os espetáculos “Mockinpó – Estudo sobre um homem comum”, dirigido por Cláudia Schapira, e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, dirigido por Cristiane Paoli Quito e que fez parte do Circuito Tusp 2010.
Datas: 04 e 05/06
horário: 19:00 às 23:00 - no Espaço Cultural Capela, próximo a rotatória central do Campus.
Vagas: 20
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No segundo semestre de 2012, entre os meses de setembro e outubro, o VIII Circuito Tusp de Teatro- Teatro sem Pausa acontecerá em um novo formato, levando aos campi do interior e ao espaço do TUSP na capital um espetáculo convidado, Cachorro Morto, e quatro espetáculos selecionados por edital público: o Direito de Cantar, Marie,Santiago Morto. Além das peças haverá uma oficina desenvolvida em quatro dias que culminará em uma apresentação pública em espaço urbano.
Em Ribeirão Preto as apresentações serão no Campus da USP,no espaço Cultural Capela, próximo a rotatória central, gratuitamente, sempre às 20:00 hs.
Mais informações : (16)3602-0560 ou (16) 8214-6519